Atualize seu navegador!
Reabilitação com Realidade Virtual - WII REABILITAÇÃO

 

Projeto Reabilitação com                            Realidade Virtual

 

 

Público alvo:

 

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itumbiara - GO.

 

 

Justificativa:

 

Há alguns anos atrás a realidade virtual, estava presente apenas em jogos eletrônicos e na mente como algo distante. Hoje assume um papel decisivo quando o tema é a reabilitação de pessoas. Wii e XBOX 360 Kinect são videogames que tem sido apontado como recurso que apresenta várias funções terapêuticas. É atualmente incorporado aos recursos de reabilitação oferecidos pelos principais centros médicos americanos e europeus.  O Wii e XBOX 360 Kinect exigem que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões fisioterápicas e terapêuticas ocupacionais. Estes novos sistemas tem-se mostrado eficaz em diversas áreas da reabilitação apresentando progressos incontestáveis que, por meio de estímulos conseguidos pelo esforço para executar bem as ‘jogadas’, incentivam a atividade cerebral que induz adaptações positivas como: fortalecimento muscular, melhoria na capacidade de concentração, equilíbrio e coordenação motora e, conseqüentemente, uma recuperação gradativa/excelente/ótima da dinâmica de movimentos.

Esta experiência aliada à realidade virtual é aplicada no Canadá há cerca de 10 anos, com ótimos resultados no processo de reabilitação. A chamada Wii Reabilitação e Kinect reabilitação são utilizadas por profissionais de Saúde nos EUA, Europa e Chile, como no Hospital Herrin, St. Mary’s Me dical Center em S. Francisco, Hospital Herrin, de Illinois, Hines Veterans Affairs, de Chicago, Centro Médico Walter Reed Army, em Washington, Hospital Del Trabajador Santiago entre outros.

No Reino Unido, a Nintendo Wii Fit Plus® tornou-se o primeiro jogo eletrônico a ganhar apoio oficial do Sistema Nacional de Saúde e nos EUA ganhou apoio em 2010 da Associação Americana de Cardiologia.

O sucesso da Wii e do XBOX 360 como instrumento de reabilitação, instigou a curiosidade cientifica. Hoje uma das descobertas a respeito de seus efeitos é a de que, a partir dos desafios por eles criados, há uma extraordinária estimulação cerebral, onde o cérebro é estimulado a criar células nervosas que ajudam a reestruturar áreas lesadas (neuroplasticidade).Outra característica importante na utilização deste novo recurso terapêutico, é a capacidade de melhorar a adesão e o envolvimento dos pacientes no processo de tratamento. A realidade virtual oferecida nos jogos proporciona variadas oportunidades e motivação para atividades de lazer.

Assim, a Wii Reabilitação e Kinect reabilitação tem se mostrado eficiente, pois a utilização dos jogos virtuais requer movimentos sensíveis e precisos, semelhantes às atividades de vida diária (AVD`S).Os exercícios com os jogos tornam as atividades funcionais mais seguras, reais e que potencializa as funções motoras e sensoriais.

 

Objetivos gerais:

 

Promover aos alunos da Associação de Pais e Amigos de Itumbiara o acesso ao sistema NINTENDO WII® e Xbox 360 Kinect, para a reabilitação clínica favorecendo a modernização terapêutica com o uso da realidade virtual nas intervenções fisioterápicas e terapêuticas ocupacionais.

 

 

Objetivos específicos:

 

        - Adquirir competências para utilizar terapeuticamente e ludicamente o sistema NINTENDO WII®

- Aumentar e/ou manter a amplitude de movimento (ADM) das articulações;

-Favorecer coordenação motora global, equilíbrio, simetria corporal, feedback sensorial, resistência, fortalecimento muscular dos membros superiores, inferiores e tronco, função uni e bimanual;

           - Estimular aspectos sensórios- motores, percepto- cognitivos e psicomotores funcionais;

           - Promover socialização,

           - Melhorar relações inter – pessoais,

           - Melhorar a auto – estima;

           - Estimular a autoconfiança para atingir a independência funcional nas atividades de vida diária (AVD´S) e atividades de vida prática (AVP).

 

 Custos

 

 

O custo total do projeto será de R$4886,00 (quatro mil oitocentos e oitenta e seis reais), oriundos de dotação específica a serem aplicados nos elementos de despesas: Aquisição do sistema NINTENDO WII® e Xbox 360 Kinect e acessórios, televisores, conforme quadro demonstrativo a seguir:

 

Planilha de Custos:

 

Discrição

Quantidade

Valor unitário

Valor total

 Console NINTENDO WII®

1

899

899

Plataforma wii fit plus

1

500

500

Acessórios (wii motion)

2

89

178

Acessórios (Nunchuck)

2

100

200

Console XBOX 360 Kinect

1

1300

1300

Bateria Recarregável + Recarregador

1

59

59

Televisor 40'

1

1750

1750

Total

9

4697

4886

 

5. Metodologia

 

O Projeto de Reabilitação com Realidade Virtual será desenvolvida pelos setores de Fisioterapia e Terapia Ocupacional semanalmente em intervenções individuais e grupais, num período de cinqüenta minutos para cada atendimento. Os alunos serão avaliados pelos setores e posteriormente, serão selecionados os jogos terapêuticos para reabilitação neuropsicomotora e cognitiva de acordo com a necessidade de cada aluno.

 

 

 

Rafael Ferreira Borges

Terapeuta Ocupacional da APAE de Itumbiara - GO

 

 

 

 

Fernanda da Rosa

Terapeuta Ocupacional da APAE de Itumbiara - GO

 

 

 

 

Karla Bittencourt Duarte Opípari

Fisioterapeuta da APAE de Itumbiara - GO